Páginas

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Atividades do mês de outubro


Se têm acompanhado o nosso Facebook, o da POC, já perceberam que o mês de outubro  foi um mês de grande actividade nas nossas bibliotecas. Outubro, mês das Bibliotecas, dia 24 de outubro, Dia Internacional da Biblioteca Escolar, e, para mais, este ano,  a Rede de Bibliotecas Escolares que tanto nos ajuda a manter e a dinamizar as nossas maravilhosas bibliotecas, fez 20 anos. Como poderíamos deixar de festejar?...
Neste sentido, foram desenvolvidas várias actividades para assinalar o momento festivo, tendo contado também com a colaboração da Câmara Municipal da Amadora, um parceiro fantástico para a dinâmica das escolas do 1º ciclo do Agrupamento.
Começámos com uma Feira do Livro na Biblioteca Escolar da POC, nos dias 19, 20 e 21 de outubro, dirigida a toda a comunidade educativa do Agrupamento. A Largebooks presenteou-nos com uma óptima gama de livros e outros materiais didáticos, diversificados e interessantes para todas as idades.
Agradecemos à Largebooks a parceria, disponibilidade e a fantástica interação com os nossos alunos. Definitivamente, uma experiência a repetir.
Foi nossa vontade que, em cada biblioteca do Agrupamento, se criasse uma árvore e que cada aluno escrevesse uma frase sobre a sua Biblioteca e que durante todo o mês de outubro, fossem preenchendo a sua árvore. Surgiram árvores diferentes, com diferentes tipos de folhagem mas todas com frases muito interessantes.  
Em parceria com a C.M.A., no dia 25 de outubro, os alunos do EB 1 Padre Himalaia assistiram a uma sessão de teatro de marionetas, com o título "O Canteiro dos Livros", uma adaptação do conto de José Jorge Letria, levado a cabo pela companhia de teatro de marionetas Valdevinos.
Os alunos foram extremamente interactivos, riram a gargalhadas soltas, bateram palmas… foi um gosto verificar a sua alegria.
No dia 26 de outubro, resolvemos que também os pressores, técnicos, assistente técnicos e assistentes operacionais merecem um mimo e então realizámos um "Lanche com Histórias" na BE da Escola Sede.
Trouxemos o nosso Contador de Histórias favorito, Rodolfo Castro, que veio contar as suas fantásticas histórias que puseram toda a gente crescida a rir às gargalhadas. Este nosso amigo/formador/autor/editor/contador de histórias, deixa-nos sempre de sorriso nos lábios e a sensação de um momento bem passado. No fim, um pequeno lanche para todos.
Por fim, no dia 31de outubro, foi a vez da EB1/JI das Águas Livres receber uma sessão de teatro de marionetas, igualmente com a colaboração da C.M.A., desta vez com o título “As cozinheiras de Livros”, uma adaptação do conto de Margarida Botelho, levado a cabo também pela companhia de teatro de marionetas Valdevinos.
Mais um sucesso! Carinhas sorridentes, muitas palmas, interação com as personagens e muitas, muitas gargalhadas!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário